Cases de Sucesso

Em mais de cinco anos de atuação, a Monditech já conta com diversos clientes satisfeitos com a nossa parceria.
Conheça aqui algumas das histórias e rotinas impactadas por uma gestão de processos eficiente e personalizada.

#Casesdesucesso_mondi

Wilson Sons

Há cerca de dois anos iniciamos a parceria com o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil

Conversamos com o Juliano, gerente de T.I. da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, para que ele nos contasse um pouco mais sobre como tem sido para eles essa parceria com a Monditech no desenvolvimento de processos: suas impressões, nível de satisfação e melhorias na rotina da sua equipe.

O processo ficou muito mais assertivo, muito mais rápido e muito mais eficiente (...)
isso trouxe uma mudança de cultura tanto para o pessoal de bordo, quanto para o pessoal de terra. Esse projeto nos aproximou muito, foi um aprendizado mútuo e fantástico!


- Juliano Maia, gerente de T.I. da Wilson Sons

Sobre a empresa e as suas necessidades

A Wilson Sons tem mais de 180 anos de história e é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil. Possui soluções completas para o comércio internacional e doméstico com abrangência em todo o território nacional, atendendo mais de 2.000 clientes ativos, incluindo armadores, importadores e exportadores, empresas de óleo e gás.

Nas duas últimas décadas, a Wilson Sons vem implantando diversas melhorias nos setores chamados de backoffice, porém sentiram a necessidade de modernizar outros processos, principalmente na área de rebocadores e nos processos feitos à bordo. Foram identificados diversos problemas com processos ultrapassados, feitos em papel, pranchetas, sistemas não integrados entre si e conversas informais.

Imagem logo wilson sons
Imagem rebocador

Rebocador WS Pegasus

Imagem: Acervo Wilson Sons

www.wilsonsons.com.br

A parceria entre os Rebocadores e a Monditech

Em 2018, a Wilson Sons adquiriu a plataforma, paralelamente ao início de um projeto que visa reestruturar e automatizar diversos processos internos. Buscando uma solução para o suporte e desenvolvimento dentro da plataforma de Gestão Empresarial, a divisão de Rebocadores da Wilson Sons chegou à Monditech e então começou uma forte parceria, visando customizar e adaptar fluxos para a realidade das equipes que trabalham com as embarcações de rebocagem portuária e marítima.

Alocação de desenvolvedores

A equipe de T.I. da Wilson Sons conta com o apoio da dedicação exclusiva de dois desenvolvedores experientes da Monditech. O aprendizado é mútuo e o relacionamento profissional é de muito respeito, com muita visão e sinceridade.

Os nossos desenvolvedores estão disponíveis integralmente para o desenvolvimento na plataforma de gestão empresarial da empresa, seja para encontrarem soluções de novos fluxos de trabalho, ou suporte para correção de falhas e bugs.

A Monditech está sempre comprando o desafio.


- Juliano Maia, gerente de T.I. da Wilson Sons

imagem aplicativo

TODO O PROCESSO É FEITO PELO CELULAR, EM APPS MOBILE, INTEGRADOS E OUTRAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PELA EQUIPE. O USO DE QR CODE E BOTÕES FÁCEIS COM DESIGN INTUITIVO FACILITAM A ROTINA DOS COMANDANTES E CHEFES DE MÁQUINAS

Fluxo de manobra

Este é um processo que acontece a bordo dos Rebocadores; a finalidade é para os comandantes das embarcações realizarem apontamentos e observações sobre as manobras, que se tornam eventos no sistema para os operadores em terra. Antes da implementação deste processo da plataforma de gestão empresarial, pela Monditech, ele era feito em papel e prancheta (folha de manobra), e depois havia um lançamento no sistema. Houve uma redução média de 03 dias no tempo de faturamento, em relação ao processo como era feito anteriormente ao fluxo e juntamente com outras ações de melhorias na empresa, o que resultou em uma economia de tempo e financeira sentida pela companhia, seus colaboradores e clientes.

imagem-primeira-etapa

CHECKLIST PRÉ-OPERACIONAL
PARA O COMANDANTE VERIFICAR SE A EMBARCAÇÃO ESTÁ APTA A REALIZAR A MANOBRA, OU SE NECESSITA DE MANUTENÇÃO E MATERIAIS

imagem-segunda-etapa-parte-um

MANOBRA
SE NÃO HOUVER PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO CHECKLIST, O COMANDANTE PODE PROSSEGUIR COM A MANOBRA

imagem-segunda-etapa-parte-dois

MANUTENÇÃO
SE HOUVER UM OU MAIS PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO CHECKLIST, O COMANDANTE DEVE PROSSEGUIR COM O PROCESSO DE MANUTENÇÃO

imagem-terceira-etapa-parte-um

MANOBRA E EVENTOS
A MANOBRA É REALIZADA E OS EVENTOS SÃO GERADOS PELO COMANDANTE PARA OS OPERADORES NO CENTRO DE OPERAÇÕES imagem-terceira-etapa-parte-dois

MANUTENÇÃO
ETAPA EM QUE TODOS OS PROBLEMAS E FALHAS DEVEM SER CONSERTADOS

imagem-quarta-etapa

FEEDBACK DO COMANDANTE
O COMANDANTE RESPONDE ALGUMAS PERGUNTAS PADRÕES SOBRE A MANOBRA E AS MANUTENÇÕES imagem-quinta-etapa

FATURAMENTO
UM ROBÔ DESENVOLVIDO PELA EQUIPE DA WILSON SONS AUXILIA NO PROCESSO DE FATURAMENTO E ENVIA A NOTA FISCAL INSTANTANEAMENTE AO CLIENTE

*As imagens deste infográfico são meramente ilustrativas, a fim de exemplificar e simplificar a demonstração do Fluxo de Manobra.

Fluxo de passagem de comando

O trabalho dos comandantes dos rebocadores acontece durante 24h/dia, 7 dias na semana. Por esta razão, faz-se necessária uma organização em turnos e um processo de passagem de comando, em que um dirigente precisa passar todas as informações sobre a embarcação para o próximo comandante. Antes do fluxo customizado na plataformas de gestão empresarial, a troca era feita através de papéis e conversas informais entre os comandantes, perdendo muito nesse processo de comunicação, além de assuntos que não ficavam documentados no papel. Com o fluxo de passagem de comando desenvolvido especificamente para os comandantes utilizarem a bordo, a rotina e a confiabilidade das informações transmitidas entre as tripulações foi aprimorada. Neste processo o dirigente que está finalizando o turno insere um checklist com informações referentes à manobra; necessidades de manutenção e materiais; e demais pendências. Tudo fica registrado direto na plataforma e pedidos de compra e requisações de serviço podem ser acionados automaticamente

Imagem ws Sirus

Rebocador da Wilson Sons

Imagem: Acervo Wilson Sons

www.wilsonsons.com.br

O nosso foco é muito em mobile. Como o uso é a bordo, apesar dos tripulantes disporem de um computador a bordo e poderem utilizar via browser, eles utilizam muito na operação; durante a manobra, quando vão fazer inspeção na praça de máquinas, fazem os apontamentos todos pelo aplicativo no celular.


- Juliano Maia, gerente de T.I. da Wilson Sons

Processo de inspeção

Este é um processo semelhante ao checklist pré-operacional realizado durante o fluxo de manobra. O chefe de máquina faz a inspeção da embarcação a bordo, ou na praça de máquinas. Ele gera uma nota na plataforma utilizada pelo setor; isso origina uma ordem de manutenção e atividades a serem realizadas, tais como compra de materiais e requisição de serviços (mecânico, eletricista, terceirizados...); o fluxo retorna para a plataformas de gestão empresarial que dispara as atividades para cada responsável por realizá-las. Quando todas as atividades são concluídas, o solicitante da manutenção deve avaliar se está tudo certo e as atividades são ou encerradas, ou revisadas, com a aprovação final e feedback dos serviços prestados. Existem painéis operacionais que indicam o que está sendo medido e indicadores para os gestores acompanherem todas as atividades. Este processo pode parecer simples, porém trouxe muita agilidade, eficiência e um melhor entendimento entre diferentes áreas da empresa, pois ele está todo automatizado, integrado com outros sistemas e tudo o que é realizado fica documentado.

Processo de requisição de serviços e materiais

O fluxo, que antes dependia de papel, prancheta e digitação em uma plataforma não integrada, não possuía uma comunicação eficiente. Duplicatas de pedidos, demora nas entregas, ou perda dos pedidos feitos em papel eram problemas recorrentes. Hoje o pedido é feito a bordo, pelos tripulantes e direto no aplicativo mobile, pode ser integrado com os demais processos (como os checklists e o de inspeção). Ele é integrado com a plataforma utilizada por outros departamentos de compras da empresa, que recebem na hora os pedidos e ficam com os registros documentados corretamente.

Imagem rebocador

Rebocador da Wilson Sons

Imagem: Acervo Wilson Sons

www.wilsonsons.com.br

stars

Nível de satisfação do cliente

Pedimos ao Juliano que avaliasse a parceria da Wilson Sons com a Monditech e o nível de satisfação dele e da sua equipe com o nosso trabalho. A resposta foi que indiscutivelmente é uma satisfação 5/5. Com os processos implantados pela Monditech eles podem contar com um suporte especializado e focado; fluxos automatizados eficientes e uma economia em tempo operacional. O nosso entrevistado também relatou que as melhorias aproximaram muito as equipes de terra e bordo, pois há uma integração muito maior entre os trabalhos. Várias sugestões de alterações e novos fluxos propostos à Monditech vêm de ideias propostas pela equipe de bordo, mostrando que o usuário está diretamente envolvido no processo.

Conte com a Monditech

Assim como aprimoramos a rotina da equipe dos Rebocadores da Wilson Sons, a Monditech está preparada para melhorar e desenvolver processos para os mais variados segmentos. Entre em contato conosco e saiba como podemos trabalhar juntos.

Contato